Evitar o debate aristotélico, o confronto direto e racional de ideias se tornou regra geral no Brasil. São raras as pessoas que hoje defendem determinadas ideias tão somente por estas estarem de acordo com a realidade. No mundo da “pós-verdade”, das “narrativas”, o que se defende são discursos que visam corroborar com determinadas pautas ideológicas muito para além da busca sã e reta pela real objetividade das coisas, troca-se o pensamento crítico por rótulos, chavões e lugares comuns.
Quem quer que observe atentamente o 1º Mandamento “Amarás ao Senhor teu Deus sobre todas as coisas”, tendo em vista que a natureza divina é a expressão prática do “… caminho, da verdade e da vida”, concluirá que o amor por Deus é indissociável do amor pela Verdade – “verdade” que, enquanto criação, é reflexo do Criador. A busca e adequação à verdade, portanto, é dever e salvação do bom cristão.
“Verdade”, para São Tomás de Aquino, “é a adequação do intelecto ao objeto”, portanto, adequação do intelecto a Deus. Ora, é indubitável que a busca pela verdade, enquanto um processo dialético, demanda o primado da dúvida sobre a razão: a certeza não se origina senão da indagação. Questionar é um empreendimento mental que demanda certo amor pelo conhecimento e um espírito descompromissado de máximas e frases feitas, demanda a certeza de que, como afirmava Juscelino Kubitschek, “Somente um idiota não muda de opinião”.

Publicado por Eduardo Salvatti

Católico apostólico romano, revolucionário com engajamento social, desprendido de pragmatismos.

Se junte à conversa

1 comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: